Saiba Mais

Narguile: Perigo em momentos de descontração entre amigos

O fumo de Narguile tem sua origem na Índia e Pérsia há mais de 500 anos atrás e atualmente é bastante  comum em bares e confraternizações de grupos de amigos.

Por utilizar um sistema de tubo e recipiente contendo água pelo qual a fumaça da queima de tabaco saborizado passa, é comum que se pense que o hábito seja menos maléfico que o cigarro comum.

Estudos já comprovaram que uma sessão de narguile que dura em média 45 minutos se pode inalar o equivalente a queima de  mais de 100 cigarros. Além disso, o narguile expõe o fumante à queima do tabaco e à queima do carvão utilizado para manter a brasa do sistema acesa. 

Há também dados de que jovens e adolescentes que usam narguile são cerca de 8 vezes mais propensos a começar a fumar cigarros normais, desenvolvendo dependência. 

Todas as substâncias nocivas presentes no cigarro estão também presentes no narguilé e portanto o risco de doenças decorrentes do tabagismo tais como enfisema pulmonar, diversos tipos de câncer (pulmão, boca, esôfago, estômago etc...), doenças cardiovasculares etc está presente.

A Sociedade Americana de Pneumologia (ATS) reforça que não há maneira segura de uso do Narguile e este hábito deve ser combatido. Por tratar-se de uma dependência ã nicotina, pode ser tratado com medicações e terapia de reposição de nicotina, preferencialmente por um pneumologista.

Autor: Dr Ricardo Ximenes Malinverni
Fonte: American Thoracic Society

Galeria de Imagens

Mais notícias

OMS Alerta para aumento das mortes devido ao cigarro no futuro

As mortes no mundo ligadas ao tabagismo devem aumentar...

Entrevista do Dr. Israel Maia aborda temas sobre os Distúrbios do Sono

Entrevista do Dr. Israel Maia no Bom dia SC aborda...

Ronco e Cutucadas do Parceiro

Um estudo realizado na Universidade de Saskatchewan,...

Morre de doença pulmonar mais um ator símbolo das propagandas de cigarros

O ator Eric Lawson, protagonista de comerciais do cigarro...
Certoweb Consultoria e Desenvolvimento
CLÍNICA TÓRAX - Centro de Diagnóstico, Prevenção e Reabilitação Pulmonar
Responsável Técnico: Dr. Israel Maia CRM-SC:8647
Rua Presidente Coutinho, 579, Centro Médico Florianópolis, 4º Andar, Sala 403, Centro - CEP 88.015-231 - Florianópolis / SC