Conheça Doenças Respiratórias

Asma

É uma doença causada pela inflamação dos brônquios (tubos que carregam o ar para os pulmões), por isso é  também conhecida por bronquite,.

Os principais sintomas da asma são:

  • Tosse
  • Chiado no peito
  • Falta de ar, respiração curta ou aperto no peito

 

A asma é muito comum, podendo afetar crianças, adultos e idosos.

Seus sintomas e sua gravidade variam muito de pessoa para pessoa, podendo ser muito leves ao ponto de quase não serem percebidos ou muito graves ao ponto de necessitarem de uso de diversas medicações ou mesmo de internação hospitalar.

É comum que um asmático fique longos períodos sem os sintomas da doença e que, muitas vezes, pense que está curado. Mas a asma é, na verdade, uma doença crônica e portanto não tem cura.

Esse não é um motivo para desanimo, pois atualmente o tratamento da asma permite que o asmático tenha uma excelente qualidade de vida, controlando sua doença com toda a segurança.

O diagnóstico da asma é feito através da história clínica coletada por seu médico e, muitas vezes, através de um exame de ESPIROMETRIA que confirmará a dificuldade do fluxo de ar nos brônquios que estão inflamados.

Após confirmado o diagnóstico de asma, de acordo com cada paciente, o pneumologista escolherá qual a medicação e a dose mais apropriada para iniciar o tratamento.

O tratamento da asma atualmente é todo baseado em medicações inalatórias, ou seja, medicamentos que são entregues diretamente aos brônquios, o que permitiu que façam o melhor efeito causando mínimos efeitos colaterais.

Então é muito provável que sua medicação prescrita para asma seja uma "BOMBINHA". 

Não há motivo para alarme, pois as medicações inalatórias (bombinhas), são muito seguras, sendo hoje em dia usadas no mundo inteiro em crianças, adultos e idosos.

Existem bombinhas com medicações para reduzir a inflamação dos brônquios, previnindo as crises e reduzindo os sintomas de asma e ainda medicações broncodilatadoras que reduzem  a falta de ar em situações de crises.

Alguns fatores podem piorar os sintomas ou desencadear crises de asma, por exemplo: poeira, mofo, perfumes, ácaros, animais de estimação, fumaça de cigarro, ar frio, poluição ambiental etc...

É muito importante que todos os pacientes com asma conheçam bem as características de  sua doença pois assim poderão ter uma vida normal, sem limitações.

Como a asma é uma doença crônica, ou seja, acompanha o asmático durante toda a vida, é muito importante que seja realizado um acompanhamento periódico com consultas regulares com seu pneumologista, evitando assim danos a longo prazo à saúde de seu pulmão e garantindo uma respiração saudável por toda a vida!

Não deixe de trazer suas dúvidas na próxima consulta!

Mais Tratamentos

Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais (cavidades localizadas no crânio,...

DPOC

DPOC é o nome dado ao grupo de doenças causadas pelo cigarro (ou outros tipos de fumaças...
Certoweb Consultoria e Desenvolvimento
CLÍNICA TÓRAX - Centro de Diagnóstico, Prevenção e Reabilitação Pulmonar
Responsável Técnico: Dr. Israel Maia CRM-SC:8647
Rua Presidente Coutinho, 579, Centro Médico Florianópolis, 4º Andar, Sala 403, Centro - CEP 88.015-231 - Florianópolis / SC